Pages

8 de dezembro de 2009

Coceira nos Ouvidos????


Paulo, no final de sua vida, exorta Timóteo a respeito dos hereges e de suas heresias.

“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de falsos mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2Tm 4.3,4).

A expressão sã doutrina talvez seja frase chave nas epístolas a Timóteo e a Tito. Ambos são instruídos pelo apóstolo a defenderem e a pregarem firmemente a sã doutrina. Falsos profetas, falsos apóstolos sempre estiverem presentes na história do povo de Deus. Moisés exortou a nação, dizendo:

não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se vocês o amam de todo coração e de toda alma.” (Dt 13.3).

O apóstolo Pedro, escrevendo séculos depois, disse:

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2Pe 2.1).

“Coceira nos ouvidos”. O que seria isto? É uma expressão pejorativa, metáfora para “curiosidade mórbida que procura fuxicos interessantes, bem condimentados.” Os ouvintes, dos quais Paulo fala, são pessoas que, embora ouçam a Palavra de Deus “não suportarão a sã doutrina”, “se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

São pessoas que se encantam com os falsos ensinos e lendas, mas que rejeitam a verdade que transforma a vida e regenera o pecador.

Esse prazer em ouvir lendas, falsos ensinos não é apenas da nossa geração. O profeta Jeremias diz:

Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?” (Jr 5.30,31).

Certamente que o apóstolo, ao dizer “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina”, estava referindo-se aos seus dias e também a tempos futuros. Sempre houve e sempre haverá pessoas que, apenas sentem prazer em ouvir as verdades do evangelho, mas que jamais terão suas vidas transformadas.

Paulo, mesmo sabendo que a pregação do evangelho seria difícil, pois as pessoas preferiam ouvir mais as coisas que lhes davam prazer e os afastavam mais ainda das são doutrinas, exorta Timóteo dizendo:

prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2Tm 4.2).

Eis o segredo para o cumprimento fiel da missão a ele atribuída: paciência e ensino bíblico. Timóteo jamais deveria deixar de pregar, fielmente, as sãs doutrinas.

E hoje, será que as coisas são diferentes? O que as pessoas gostam de ouvir?

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1Co 1.18).

A mensagem de Deus é um escândalo para aqueles que sentem coceiras nos ouvidos, pois, não apenas ouvem que são pecadores (Rm 3.23), que, morrendo em seus pecados, estão condenados para toda a eternidade (Rm 6.23), ela ainda ofende o ser humano em seu orgulho, pois a salvação em Cristo Jesus é um dom da graça de Deus, e não por méritos humanos. (Ef. 2.8-9).


Recebi este texto do amigo e pastor Tirso(que foi adaptado por ele).

Gracias Tirso, foi muito útil.

Deus Abençõe


Nenhum comentário:

Postar um comentário