Pages

4 de agosto de 2010

Não despreze as coisas simples da vida!!



Pensando sobre ministério e preocupado com seu preparo “teológico”?
Considere que alguns dos maiores “pastores-teólogos” (escritores da Bíblia) eram profundamente envolvidos em ocupações comuns e nas coisas simples da vida por décadas antes que Deus abrisse a porta para o ministério. Por exemplo, considere as palavras de Jeffery Niehaus que nos lembram do chamado e capacitação de Moisés:
“Quando Moisés foge para Midiã, ele aprende a ser um marido (Ex. 2:2), um pai (v.22) e um pastor (3:1). Essas [coisas simples] são fatos teologicamente importantes para ele, porque agora ele encontra o Deus que escolheu tornar-se um marido (Jr. 31:32; Ez 16; – ambos refletindo os eventos em Êxodo), um pai (Dt 1:31), e um pastor (Gn 49:24) para o seu povo. (God at Sinai: Covenant & Theophany in the Bible and the Ancient Near East, 185 )”
Por 40 anos, Moisés aprendeu as coisas simples da vida – cuidar de uma esposa, liderar uma família, cuidar de um rebanho. Cada uma dessas coisas o preparou para seu ministério com Israel, e sua capacidade de gravar a Palavra de Deus. Da mesma forma, para nós, casamento e trabalho, as tarefas comuns porém significantes que todos os humanos desfrutam (ou detestam), nos preparam para um serviço cristão maior. De fato, 1 Timóteo 3 desqualifica ministros que falham no lar. Assim, casamento (que ilustra o amor de Cristo pela igreja), paternidade (que reflete o amor de Deus por seus filhos adotivos) e vocação (que requer criatividade inteligente, organização e força física, nos lembra da obra de Deus no mundo), todos demonstram aspectos sobre Deus e seu evangelho. E assim, todas essas “coisas simples” preparam a você e a mim para um serviço mais frutífero.
O exemplo de Moisés nos ensina a parar de temer um treinamento insuficiente e a lembrar o fato de que para aqueles que Deus chamou, ele vai usar toda a vida para nos preparar para nosso ministério ”recebido” (conforme João 3:27; Colossenses 4:17). Então, enquanto temos que procurar formas de aumentar nosso conhecimento de Deus (conforme Salmos 111:2 e 2 Pedro 3:18), devemos ao mesmo tempo perceber que toda a vida aponta para Deus, e nos prepara para serviço útil – com ou sem “treinamento teológico”.
Nas coisas simples estão escondidas as coisas principais, se nós olharmos para elas com os olhos da fé e com mentes renovadas pela Palavra de Deus.
Desta forma, Deus nos lembra que ele é o único que nos prepara para seu serviço, e que nossos planos são realizados de acordo com a direção dele para nossos passos (Pv 16:9). Que nós procuremos a Deus e o vejamos em tudo na vida, de tal forma que possamos comunicar melhor as verdades divinas da Palavra de Deus à medida que encontramos a rotina diária da vida.

Por David Schrock/Traduzido por Daniel TC
Fonte: iPródigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário