Pages

15 de agosto de 2009

Modéstia: Deus, meu coração e roupas!!!

C.J. Mahaney

modestia_big.jpg (10K) - Vestidos

Quando se trata de moda, fico deliberadamente por fora. Eu não me preocupo se o que estou usando é moderno ou não. Aliás, meu objetivo é resistir à influência de outros (de Paris, Hollywood ou qualquer outro lugar) sobre o meu guarda-roupa. Como qualquer homem, eu aprecio estar fora de moda.

Eu quero me sentir confortável no que estou usando, motivo por que minha "Camiseta de Hambúrguer" manchada e minha velha calça de moletom cinza são as peças mais usadas no meu armário, perdendo somente para o meu único par de calças jeans, que eu uso em qualquer lugar onde uma camiseta e calça de moletom seriam trajes impróprios.

Se você me vir impecavelmente vestido em público, é somente porque minha esposa e filhas, pela grande preocupação com a minha aparência, compram roupas pra mim no meu aniversário e no Natal.

"...'não há um centímetro quadrado' de nossas vidas, incluindo nosso guarda-roupa, com o qual Deus não esteja preocupado."

Minha esposa e filhas, ao contrário de mim, se preocupam com o que usam. Elas são mulheres adoráveis com um gosto impecável. Cada uma tem seu próprio estilo de vestir e eu me divirto tentando achar presentes que se ajustem ao estilo individual delas.

George Knight2 (que deve ter tido filhas adolescentes) escreve: "Adorno e roupas é uma área com que as mulheres estão freqüentemente preocupadas". Isto é uma coisa boa. Deus criou as mulheres com uma percepção para tornarem a si mesmas e tudo ao seu redor bonito e atraente. Mas, como o Sr. Knight continua observando, vestimenta também é uma área "na qual há perigos de falta de modéstia ou indiscrição".

Muitas mulheres jovens, entretanto, não estão conscientes destes perigos mundanos. Vários anos atrás preguei uma mensagem na nossa igreja em 1 Timoteo 2:9 intitulada "A Alma da Modéstia." Um dia, essa mensagem chegou às mãos de uma jovem chamada Jenni. Antes de ouvir meu sermão, Jenni não tinha nenhuma idéia sobre o que a Palavra de Deus dizia sobre as roupas que ela usava, se é que dizia alguma coisa. "Modéstia era uma palavra estranha pra mim", Jenni admitiu depois em um testemunho à nossa congregação:

"Meus amigos me apelidaram apropriadamente de “pouco pano”. Ao escolher o que vestir eu pensava somente no que me traria elogios, o que atrairia mais atenção pra mim e o que mais se assemelhava às roupas que eu via em modelos ou outras mulheres elegantes. Eu queria ser aceita e admirada pelo que eu vestia. Eu curtia minhas roupas, a atenção indevida que eu recebia, e o modo como isso estimulava meus sentimentos."

"Eu escrevo como um pastor com uma preocupação crescente pela decadência da modéstia entre mulheres cristãs hoje."

Talvez você se identifique com a Jenni. Talvez modéstia pareça sem graça pra você. Se fizéssemos um jogo de associação de palavras você diria “fora de moda" e "legalista”. Talvez você pense que Deus é indiferente sobre as roupas que você usa. O que isso importa pra Ele?

Mas, como Jenni descobriu no final das contas, "não há um centímetro quadrado" de nossas vidas, incluindo nosso guarda-roupa, com o qual Deus não esteja preocupado. Além do mais, ele se preocupa com o coração que está por trás do que você usa, sobre se seu guarda-roupa revela a presença de mundanismo ou santidade.

A evidência vem de 1 Timóteo 2:9 onde Paulo exorta “que as mulheres em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro ,ou pérolas, ou vestuário dispendioso." Como 1 João 2:15 este é um versículo que nós somos inclinados a ignorar ou reinterpretar para escapar do seu imperativo. Mas nós não devemos cortar 1 Timóteo 2:9 de nossas Bíblias. Ao contrário, nós temos que buscar entender cuidadosamente como se aplica à nossas vidas, nossos hábitos de compra e ao conteúdo de nossos armários.

Veja que, este capítulo foi escrito principalmente para mulheres, não só porque é a elas que 1 Timóteo 2:9 é endereçado, mas também porque este é um tópico de preocupação especial para mulheres. George Knight está certo e a experiência de uma mulher tenderá a confirmar a relevância e importância deste tópico. Mas, modéstia tem aplicação para os homens cada vez mais em nossa cultura. E especialmente para pais cuja responsabilidade primária é criar filhas modestas.

Eu escrevo este capítulo como o pai de três filhas, já crescidas. Eu escrevo como um pastor com uma preocupação crescente pela decadência da modéstia entre mulheres cristãs hoje. Eu escrevo porque a glória de Deus está em jogo pelo modo como as mulheres se vestem. Eu escrevo sobre modéstia porque Deus escreveu primeiro sobre isto na Sua Palavra eterna.

Portanto, levemos Deus às compras.


(1) Este é o primeiro de sete trechos extraídos do capítulo sobre modéstia do livro Worldliness: Resisting the Seduction of a Fallen World (Mundanismo: Resistindo à Sedução de um Mundo Caído) - Ed. Crossway, 2008 - de C.J.Mahaney. O termo "modéstia" é usado aqui no sentido bíblico, significando "conformidade com os padrões morais e éticos do grupo social; pudor, decência".

(2) George W. Knight, The Pastoral Epistles: A Commentary on the Greek Text, New International Greek Testament Commentary (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1992), 133


Fonte: Bom Caminho

4 comentários:

  1. Uauuuuu!!! Que texto incrível, Caroline!!!
    Posso dizer a você que sou uma apaixonada por este tema de modéstia, e ainda não tinha lido este texto ou algo deste autor!!
    FIco extremamente feliz ao ver este assunto sendo abordado aqui e por outros e outros cristãos! Isso é maravilhoso e super necessário em nossos tempos!
    Posso estar postando em meu blog?
    Agradeceria se sim...
    A PAz! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Que bom que tem gostado dos posts do blog......Esse texto sobre modestia tem continuaçao sim....logo estarei postando
    Quanto a estar postando no seu blog...fique a vontade, só peço para estar colocando a fonte do seu texto....de quem é(Bom Caminho), e onde vc viu(Mulheres com Propósitos).
    Ok??!!!
    Fique com Deus
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Aline....a parte 2 do post Modestia ja tem...vc leu????

    ResponderExcluir
  4. O livro de onde este trecho foi extraído, será lançado mês que vem pela Editora Tempo de Colheita (tempodecolheita.com.br). E no blog da mesma editora começou ontem uma série de posts que culminará nas postagem de um capítulo completo do livro. Vale à pena conferir www.tempodecolheita.com.br/blog
    Que Deus as abençoe!

    ResponderExcluir